quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Formação

O senso comum tende a juntar as noções de formação, aprendizado e educação, que vem do simples fato de transmitir o conhecimento. Mesmo esses conceitos sendo intercalados precisamos distinguí-los.
Como forma de diferenciar a formação inicial à profissional temos a divisão de:
  • Formação inicial: correspondente ao ensino escolar e universitário, levando a um nível de formação que determinará qual profissão um indivíduo será capaz de exercer.
  • Formação para aprendizagem: um caso particular da formação inicial que consiste na alternância entre períodos de teoria e períodos de prática em uma companhia.
  • Formação profissional ou formação contínua: geralmente adotada para pessoas que já exercem uma atividade profissonal e querem desenvolver suas capacidades.
Além da formação formal também temos várias maneiras de formações informais, nomeada autoformação que na França já é reconhecida graças a validação dos recursos.
As diversas acções de formação podem ser pesquisas no portal da [+] Formação Portugal (www.formacaoportugal.com), sendo que, para além da gratuitidade do serviços, para além das acções divulgadas, existe um contacto próximo entre formadores e entidades de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário